- Outbound: Quando o contacto com o cliente parte da iniciativa da empresa.
As ações de telemarketing, sejam elas inbound ou outbound podem ser desenvolvidas internamente nas empresas, através da criação de um Call Center ou contratada a empresa especializadas em regime de outsourcing.
Tal como para qualquer tipo de acção de marketing direto, o sucesso de uma ação de telemarketing está em grande parte condicionada a qualidade da base de dados. A correta definição e organização da informação sobre os alvos a atingir em suporte informático é um dos fatores criticos de sucesso de ação de telemarketing. Estas bases de dados podem ser criadas internamente na empresa ou adquiridas a outras entidades especializadas em informação para empresas.
Outros dois aspectos vitais a ter em conta:
- Seleção e formação dos operadores: Os operadores deverão ser capazes de apresentar a mensagem correctamente, saber ouvir e ter capacidade de reacção.
É importante que os operadores sejam formados em primeiro lugar ao nível do produto ou serviço em causa e em segundo lugar nas técnicas telefónicas e de vendas, tais como nos pontos chave :
- Técnicas de diálogo (nível de linguagem e expressão): voz, timbre, volume, velocidade e tonalidade;
- Regras básicas de comportamento : anúncio pessoal, frases tipo, argumentos, linguagem simples, atitude pessoal e motivação;
- Ambiente : ergonomia, atmosfera, definição da identificação corporativa verbal da empresa, etc;
- Tratamento de objeções e pretextos.
- Elaboração de um guião: É vital existir um script criado e estruturado para cada empresa e respectivos produtos ou serviços, pelo qual o operador se deverá orientar. Trata-se de um documento criado para responder a determinado objectivo, que deverá conter as situações e objecções mais comuns, bem como o respectivo feedback a apresentar ao cliente.
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